Causas da hipertensão – Pressão alta

07:26:00 Grupo Influenciar 0comentarios


Causas da hipertensão – Pressão alta 


A hipertensão atinge atualmente 1/3 da população adulta mundial, por isso a tamanha importância de saber quais são as causas da hipertensão arterial também conhecida como pressão alta. 
 Hoje em dia a hipertensão arterial é definida de duas formas que vão variar de acordo com suas causas: Hipertensão primária (essencial) e hipertensão secundária. 
Causas da hipertensão e seus fatores de risco 
Esse post é especial para quem está a procura de mais informações sobre as possíveis causas da hipertensão e seus fatores de risco. Vamos falar agora sobre os dois tipos de hipertensão que citei anteriormente: 
Hipertensão arterial primária ou essencial: Esse tipo de hipertensão arterial ocupa 95% dos casos da doença. É o tipo mais decorrente. 
As causas da hipertensão essencial ainda não foram confirmadas, mas especialistas afirmam que a mesma surge tanto por questões genéticas quanto por uma má qualidade de vida. 
A doença é caracterizada por um aumento da absorção de sal pelos rins e normalmente surge deforma gradativa e com o tempo vai se agravando se não houver um tratamento adequado. 
Hipertensão arterial primária ou essencial: Ao contrário da hipertensão primária que em que os fatores de risco não podem ser claramente identificados, no caso da hipertensão secundária as causas são muito bem definidas. 
A hipertensão secundária ocorre em decorrência de outras doenças adquiridas anteriormente. Várias doenças podem ocasionar aumento de pressão arterial, entretanto é bom lembrar que apenas 5% dos casos são de cunho secundário. Tratamento para Pressão Alta, Programa Controlando a Hipertensão  funciona
Fatores de risco da hipertensão arterial 
  • Tabagismo: O uso do cigarro conhecidamente prejudica nossa saúde em todas as vertentes, inclusive é um dos maiores vilões em se tratando da hipertensão.  
  • Sobrepeso e obesidade: tanto o excesso de peso quanto quadros de obesidade mórbida são fatores de riscos gravíssimos para quem tem pressão alta e para quem deseja prevenir a doença. 
  • Má alimentação: Alimentação desregrada, rica em gorduras e sódio são extremamente prejudiciais à saúde e podem ocasionar problemas ligados a pressão arterial. 
  • Sedentarismo: A falta de exercícios físicos é um dos principais fatores de risco para diversas doenças, inclusive a hipertensão.  
Espero que esse post tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre as possíveis causas da Programa hipertensão. Até a próxima!