Guia Completo Sobre Diabetes

20:24:00 Grupo Influenciar 0comentarios

Guia Completo Sobre Diabetes

Guia Completo Sobre Diabetes

A diabetes é uma doença grave e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, atingiu mais de 177 milhões de pessoas em 2000, com expectativa de atingir mais de 350 milhões de pessoas em 2025 ao redor do mundo. Só no Brasil são mais de 10 milhões de pessoas portadores de diabetes.
Este é um guia completo sobre diabetes para todos que desejam conhecer o que é de fato esta doença, seus tipos, sintomas e complicações, assim como os Tratamentos Naturais e cuidados mais recomendados.


O que é a diabetes? 

A diabetes é uma doença crônica causada pela insuficiência na produção do hormônio insulina, prejudicando a utilização da glicose como fonte de energia e, como consequência, aumentando os níveis da glicose no sangue. As células passam a não receberem energia da maneira correta e isto causa diversos sintomas.
A insulina é um hormônio muito importante para o corpo, atuando no metabolismo da glicose, das proteínas e das gorduras, estimulando a entrada da glicose nas células e o armazenamento desta nos músculos e nas células do fígado em forma de glicogênio, facilitando a entrada de aminoácidos nas células para promover a síntese protéica e também influenciando no acúmulo de gordura no corpo.

Quais os tipos de diabetes? 

Existem dois tipos de diabetes: a tipo 1 é mais frequente em jovens e crianças, sendo uma doença genética, caracterizada pela insuficiência na produção de insulina pelas células presente no pâncreas, e a tipo 2 que normalmente ocorre na fase adulta, associada ao excesso de peso e também aos maus hábitos alimentares.

Complicações da diabetes: 

A diabetes é uma doença que afeta a todo o organismo, podendo ter complicações e sintomas mais graves se não for diagnosticada com antecedência e se não for controlada adequadamente.
Estas complicações afetam muito a qualidade de vida dos pacientes e devem ser ao máximo controladas, tendo sua incidência maior em pessoas que mantêm altos valores glicêmicos durante muitos anos, sem se preocupar com a doença.
Veja, alguns dos possíveis problemas causados em função da diabetes:

Doenças de pele: 

Com o aumento da quantidade de glicose no sangue e com a diminuição da entrada da mesma nas células, os tecidos passam a não receber energia de maneira adequada e isto causa diversos sintomas, entre eles os problemas de vascularização, a dificuldade de cicatrização por parte dos tecidos, aumentando-se também a incidência de infecções;

Problemas oculares: 

Os olhos também sofrem com os problemas relacionados à má circulação sanguínea, causando diversas lesões oculares e, muitas delas, de progressão lenta. São muito comuns os casos de cataratas, glaucoma e até mesmo de cegueira em pacientes com diabetes;

Problemas neurológicos: 

Outra região bastante prejudicada com a má circulação sanguínea é o cérebro, havendo diversas complicações neurológicas relacionadas aos pacientes com diabetes.
São relatados muitos sintomas como a falta de sensibilidade em mãos e pés, sensações de formigamento, entre outros;

Doença renal: 

Os rins são responsáveis pela filtragem do sangue e com o aumento dos níveis de glicose, o rim passa a ficar sobrecarregado, podendo sofrer pequenas lesões nos vasos sanguíneos.
A insuficiência renal crônica é irreversível e letal, sendo necessário um processo chamado de hemodiálise para substituir a filtragem renal;

Doença cardiovascular: 

Existe um risco maior de doenças cardiovasculares nos pacientes com diabetes relacionadas ao coração, aos problemas vasculares como o acidente vascular cerebral (AVC) e às doenças das artérias em braços e pernas.
Os cuidados relacionados à alimentação e à prática de exercícios físicos ajuda no controle destas doenças e também nos níveis de colesterol;

Tratamento bastante comum:
Programa Diabetes Controlada do Dr. Rocha Funciona

É o Programa Diabetes Controlada do Dr. Rocha. Este é um tratamento que não existe risco, pois o tratamento é a base de “dieta Low Carb”  já usado em alguns países de primeiro mundo como Suécia e Estados Unidos.

O Programa do Dr. Rocha segue as diretrizes do maior Centro de Estudo do Mundo, o JOSLIN que é afiliada a Harvard Medical School.

Além do tratamento, muitos cuidados são importantes no dia a dia do paciente, sendo fundamental a participação de amigos e familiares durante todo o processo de cuidado desta pessoa. Algumas orientações são essenciais para manter a qualidade de vida do paciente e também evitar complicações em função dos sintomas da doença.
Veja, a seguir, algumas dicas sobre os cuidados diários da diabetes:

Obtenha informações sobre a doença: 

A diabetes é uma doença que requer muitos cuidados diários e a família precisa entender como funcionam os sintomas, precisam conhecer a doença, seus tipos e também todos os cuidados necessários durante o tratamento.
Aprenda mais sobre a doença, acompanhe as visitas do paciente ao médico e busque o máximo de orientação sobre o assunto.
Outra questão importante é a família participar de maneira ativa das mudanças relativas ao tipo de alimentação e ao estilo de vida, ajudando as adaptações do paciente à nova maneira de viver;

Alimentação saudável: 

A alimentação do paciente com diabetes deve ser constantemente monitorada para garantir um equilíbrio de glicose no sangue. Deve-se seguir uma dieta completa, balanceada e nutritiva que ajude no controle adequado da glicemia;

Prática de atividade física: 

Muitos estudos já mostraram a importância da atividade física na qualidade de vida dos pacientes com diabetes e também no auxílio da melhoria de produção do hormônio insulina.
Recomenda-se a prática de pelo menos 10 minutos diários de atividades físicas ou de períodos de 20 a 30 minutos de exercícios por pelo menos 3 vezes na semana. Qualquer atividade pode ser feita, principalmente para os pacientes que estejam saindo de uma vida sedentária, podendo-se escolher exercícios mais leves como a caminhada.
É importante lembrar de se realizar uma avaliação da glicemia antes e depois da atividade física, assim como a correta alimentação antes dos exercícios, o uso de roupas confortáveis e adequadas, além da correta hidratação durante a atividade;

Quer saber como pessoas comuns estão Revertendo o Diabetes em 30 dias? Clique Aqui

Inicio