Alimentos Ricos em Ômega 3

04:45:00 Grupo Influenciar 0comentarios

alimentos ricos em omega 3
Olá! Aqui é Dr Rocha, semana passada falei sobre o óleo de coco extra virgem, os mitos e as verdades desse alimento fantástico, e no post desta semana, vamos falar dos alimentos ricos em ômega 3, do ômega 6 e a relação destes com o emagrecimento saudável dentro do estilo de vida que a Ciência do Emagrecimento propõe.
Uma das propostas do blog é trazer o que há de mais atual dentro da ciência e numa linguagem acessível a todos. :)
Todos sabemos, alguns mais e outros menos, que o ômega 3 é um tipo de óleo saudável para o organismo e que o mesmo é encontrado principalmente nos peixes e outros frutos do mar, além da linhaça.
Isso é conhecimento do senso comum e está amplamente divulgado na mídia (jornais, revistas, internet, televisão, etc).
Quero mostrar nesse artigo o que pouca gente sabe sobre o ômega 3 e sua importância para a saúde e o emagrecimento saudável.

ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA 3 E 6

O ômega 3 é um tipo de óleo poliinsaturado essencial, pois não é produzido pelo corpo e não se preocupe com os nomes técnicos, o importante é compreender sua importância.
 
O ômega 3 está presente não só nos frutos do mar, no óleo de linhaça, mas também em carne vermelha e derivados de animais que pastam (carne bovina, suína).
 
Esses são os alimentos ricos em ômega 3.
 
Daí a importância de saber a procedência da carne vermelha que se ingere pois se for animal (gado ou porco) ou peixe (salmão) por exemplo forem criados em cativeiro e portanto se alimentando com ração, não terão quantidade considerável de ômega 3, ao contrário, serão ricos em ômega 6.
 
Esse ômega 6 também é importante para a saúde mas o grande problema é que seu excesso consome o ômega 3, portanto a relação entre os dois deve ser mais equilibrada, o ideal seria de um para um, mas isso é difícil e vamos ver o porquê. O importante é o equilíbrio entre o Ômega 3 e o Ômega 6!

O EXCESSO DE ÔMEGA 6 

Esse é um problema sério e pouquíssimas pessoas sabem disso! A alimentação atual é rica em farináceos (pães, biscoitos integrais, massas, etc) rica portanto em ômega 6, cujo excesso causa uma inflamação geral no corpo e consome o ômega 3, causando diversos problemas para o organismo.
Na alimentação atual, temos atualmente cerca de 20 vezes mais ômega 6 do que ômega 3. Daí a importância da suplementação do ômega 3 e a redução dos carboidratos refinados ou farináceos (pães, massas, doces, refrigerantes, etc).

ÔMEGA 3 EMAGRECE ?

Poucas pessoas sabem, mas a deficiência de ômega 3, seja pelo excesso de ômega 6 que consome o ômega 3 ou seja pela pouca ingestão de alimentos ricos em omega 3, causa um estado inflamatório persistente no corpo, que aumenta a chance de ganhar peso, adquirir diabetes e outros problemas como a síndrome metabólica (uma mistura de diabetes, pressão alta e triglicerídeos no sangue alto).
O corpo precisa de ômega 3 para diminuir a inflamação, prevenir doenças e promover o emagrecimento saudável: Algumas funções do ômega 3 no metabolismo do organismo: melhora a ação da insulina, é necessário para o metabolismo celular, é fundamental para a comunicação entre as células e também para o funcionamento das mitocôndrias (respiração da célula), além da diminuição dos níveis de triglicerídeos, fundamental portanto para emagrecer com saúde.
Causas de deficiência de ômega 3 no corpo: Além do que já foi falado (pouca ingestão de alimentos ricos em ômega 3 e o excesso de ômega 6), podemos citar outras causas de deficiência de ômega 3 no organismo:
Stress, má absorção, alcoolismo, deficiência de vitaminas (zinco, potássio, vitamina c, biotina, complexo B, Lcarnitina, etc).
Alimentos Ricos em Omega 3
E AGORA?
Dentro do que foi colocado, podemos concluir que é fundamental um aumento na ingestão de ômega 3 na sua alimentação do dia a dia.
emagreca-com-o-dr-rocha
Peixes pescados no mar (água profunda) e carnes de animais que pastam são boa fonte.
Mas como vimos, evitar os carboidratos refinados é igualmente importante porque como foi falado, são ricos em ômega 6, cujo excesso consome o ômega 3, levando a um estado de inflamação do corpo e dificultando muito a perda de peso.
A suplementação (tomar ele em cápsulas) é importante, observando a qualidade do suplemento.
Está em suas mãos!
Fique sempre atenta: Se o óleo de peixe estiver com cheiro é porque não é de boa qualidade, tem que estar inodoro, sem cheiro.
Espero muito que esse conteúdo tenha sido enriquecedor para você. 
Gostou? Compartilhe com suas amigas(os)!
Tenha um dia sensacional e Até a próxima.

Dr. Rocha é Médico, Pesquisador e Apaixonado por Emagrecimento Saudável e Definitivo. Escolheu Pesquisar e Se Especializar em Saúde e Emagrecimento Feminino. É Escritor e Criador do Projeto Viver Magra em 7 semanas e do Método Emagrecimento Trino. E Tem Ajudado Centenas de Mulheres por Todo o Brasil a Emagrecerem e Alcançarem o Corpo Desejado, Sem Sofrimentos e Sem Dietas Mirabolantes.