Como o torque influencia meu exercício?

14:21:00 Grupo Influenciar 0comentarios

O que é torque e como ele pode melhorar seu treino


Simplificando, torque é uma força que tende a rotacionar ou girar um corpo ou eixo. Nosso aparelho locomotor pode ser encarado como um grande amontoado de alavancas (ossos e músculos) e eixos (articulações) que, em conjunto, produzem movimento.
A contração dos músculos puxa os ossos que, ligados às articulações, fazem com que estas executem movimentos giratórios, sofrendo assim a ação do torque.
O torque nas articulações é expresso por “Peso x Distância Horizontal do Eixo de Movimento”, em outras palavras, quanto maior a distância horizontal entre o peso e a articulação que vai movê-lo, maior o torque.
Na imagem acima, a articulação do quadril está representada pela linha azul e o peso da tornozeleira pela linha vermelha. A seta vermelha representa o torque gerado pela distância horizontal entre o peso e a articulação. Observe que se o peso estivesse na direção da linha verde, a seta verde representa o torque gerado pela nova distância. Observe também que se o peso for afastado do corpo o torque vai aumentar em relação à posição mais próxima. Consequentemente, vai se gerar um maior esforço no exercício, apesar de o peso se manter o mesmo.
Personal Trainers Julio Cesar Rodrigues corponamedida.com.br/