6 Formas De Se Livrar Do Vício Por Comida De Má Qualidade

07:55:00 Grupo Influenciar 0comentarios


VicioComidaQue levante a mão a primeira pessoa que nunca foi “viciada” por um determinado alimento!
Alias, talvez você até hoje se considere “viciado” em alguns quitutes por aí, sem os quais, você acredita que simplesmente não consegue viver, não é verdade?
Bom, saiba que você não está exagerando quando acha que esse é um vício, afinal, é isso mesmo que novos estudos estão mostrando:
banner-horizontalNós realmente podemos ficar viciados em comida, especialmente, em alguns tipos de alimentos específicos que, normalmente, não são os melhores pra nossa saúde e peso…
Os estudos mais atuais sugerem novamente que vício por comida e vício por drogas são semelhantes na forma como agem no cérebro!
No ano passado, o Scripps Research Institute (1) publicou um estudo feito com ratos alimentados com uma dieta de má qualidade, porém, de alto prazer (chocolate, cheesecake, salsícha, etc).
O estudo observou que uma dieta nestes moldes afeta diretamente os centros de “prazer/recompensa” no cérebro, aumentando a secreção de dopamina (dá energia e ânimo) e serotonina (dá calma e bem-estar).
Isso é seguido de uma queda de energia e ânimo (incluindo queda de açúcar no sangue pela ação da insulina), o que causa sensações de mini-depressão… também comum no caso das drogas.
Depois de alimentar os ratos desta forma por um tempo, os cientistas mudaram a dieta deles, passando para uma dieta nutritiva e de qualidade.
O que aconteceu foi que os ratos, simplesmente, não queriam comer da nova dieta, quase perto de morrer de fome.
Ainda, os ratos estavam dispostos à levar pequenos choques elétricos para conseguir provar algum dos alimentos ruins que eles estava acostumados a comer (se você me perguntar, esse é um sintoma de vício…).
Levaram 2 semanas inteiras para que os ratos se livrassem do “vício” pela alimentação antiga e começassem a comer normalmente a nova dieta alimentar nutritiva.
Até por isso que costumo dizer aqui no Emagrecer De Vez que uma transição para uma alimentação verdadeiramente correta fica bem mais fácil depois de 2 semanas.
O estudo diz o seguinte: “As observações confirmam o que já suspeitávamos, que um consumo exagerado de alimentos que dão prazer imediato provocam respostas neuroadaptativas no cérebro, levando à alimentação compulsiva.”
Enfim, vício por comida é algo real em humanos também e quem já passou por isso sabe o quão difícil é se livrar, porém, os benefícios disso valem cada segundo de esforço!
Agora, inspirado por um artigo escrito pelo Abel James, um expert em fitness americano, vamos as 6 dicas pra você se livrar do vício por quitutes de má qualidade:
  • Turbine seus níveis de dopamina naturalmente. Faça isso sendo ativo e sociável, saindo com os amigos, caminhando, levando o cachorro pra passear, etc. Fazer coisas novas no seu dia-a-dia, como testar uma nova receita, tocar um instrumento, etc, também estimulam a secreção de dopamina.
  • Turbine seus níveis de serotonina naturalmente. Atividades altruístas, como fazer elogios pros outros, ajudar os outros e brincar com seu bicho de estimação elevam seus níveis de serotonina consideravelmente.
  • Dê passos pequenos. Ao invés de decidir cortar de uma vez a sua ingestão de “porcarias”, considere substituir um hábito por vez, para que você dê chance para seu corpo ir se adaptando naturalmente. Primeiro passo sugerido: pare de comprar essas “porcarias” no mercado. Se você não as têm em casa, você não vai se sentir tentado à abrir a gaveta…
  • Se rodeie de alimentos saudáveis e nutritivos. Comece a comprar alimentos que você sabe que são bons pra você e encha suas prateleiras com eles. O corpo leva um tempo para se acostumar ao novo hábitos, porém, quando isso acontece, você começará a ficar “viciado” nestes novos alimentos, ao invés. Lembrando que estes alimentos saudáveis de verdade são diferentes do que a maioria das pessoas acha, são tão deliciosos que você nem acredita, conforme mostrado no Método Emagrecer De Vez.
  • Foque na alimentação. Pare de comer enquanto assiste TV, lê, dirige, etc. Assim, você acaba relacionando estas atividades do dia-a-dia com comida e nem sempre isso é saudável. Foque na sua alimentação, deguste seus alimentos com atenção e agradeça por esta dádiva, isso irá ajudar a tornar a sua alimentação muito mais consciente e menos “automática”.
  • Seja humano! Como sempre digo, você é o que você faz na maior parte do tempo. Logo, de vez em quando, dê-se a liberdade de exagerar no que bem entender… seja humano, não seja um robô, se dê a flexibilidade que você merece. Se na maior parte do tempo você se cuida, não tem por que ter alguns momentos especiais onde você simplesmente aproveita ocasiões especiais!
Livro eletronico Emagrecer De VezÉ isso! Espero que estas dicas lhe tenham sido úteis e que você possa, hoje, dar um passo à mais em direção à sua saúde, peso ideal e bem estar!
Compartilhe este artigo! O mundo precisa disso! E lembre-se, seja sempre cético com tudo que vê por aí sobre saúde e emagrecimento, questione, pesquise e cuide da sua saúde!
OBS: Se você ainda não possui o método Emagrecer De Vez, recomendo fortemente que veja este vídeo aqui.
Um grande abraço e até logo,

Um forte abraço
Autor de 3 Best Sellers e do site Emagrecer de Vez