Kefir – A Bebida Abençoada!

18:18:00 Grupo Influenciar 0comentarios


Eu já não sei mais como enfatizar a importância disso e os verdadeiros milagres que isso pode operar na sua saúde, então eu vou apelar pra sua vontade de tomar sucos, vinho, iogurte, refrigerante e cerveja! E fazer tudo isso de forma SAUDÁVEL e EMAGRECEDORA! O Kefir é tudo isso e muito mais!

Os Kefir! Quem são eles e de onde eles vem?

Reza a lenda que o Kefir foi doado ao povo das montanhas do cáucaso pelo profeta Maomé em pessoa, há mais de 4 mil anos. Dizem também que ele é o maná divino. Se foi obra de Deus ou obra da evolução, eu não sei.
O que eu sei é que o Kefir é definitivamente uma maravilha do universo!
Kefir é o nome que se dá à bebida probiótica fermentada por uma cultura de 37 bactérias e leveduras diferentes, que vivem em casinhas que elas mesmos constroem. Os grãos de Kefir!
37 formas de vida vivendo em harmonia em grãos e com um poder de fermentação fantástico e se multiplicando desde tempos imemoriais! Você pode imaginar a maravilha probiótica que o Kefir é?
Além de serem envoltos em magia e mistério e de ter todos os benefícios que você já aprendeu nos outros artigos, o Kefir pode ser usado pra fazer verdadeiras delícias culinárias!
kefir2

O Kefir de água:

Os grãos de Kefir de água são os grãos transparentes que se alimentam de basicamente açúcar mascavo. Eles também gostam de saquinhos de chá, rodelas de limão, frutas secas e de ficar no escuro. Eles se multiplicam, consomem o açúcar, potencializam os minerais e em troca, te dão uma bebida refrescante e levemente gaseificada,
Fica pronto em 12, 24 ou 48 horas, com propriedades de soltar, normalizar e prender o intestino respectivamente. (não encontrei estudos sobre essa propriedade.)
O gosto do Kefir puro é forte. Com o kefir de água você pode fazer:
Suco de Kefir: Você coloca o Kefir líquido e um suco de frutas em uma garrafa sem vedar e deixa em temperatura ambiente pros Kefir consumirem o açúcar pra você. Depois de pronto, leve pra geladeira!
Refrigerante de Kefir: Você coloca o Kefir líquido numa garrafa, com xarope de guaraná. Encha até 2 terços da garrafa e vede pra carbonatar. Fica pronto em 1 ou 2 dias.
Vinho de Kefir: Fiz tanto com os grãos excedentes direto no suco de uva quando com o Kefir líquido e ficou muito bom! Pode ser feito como o suco(fica parecido com o vinho tradicional) ou vedando-se a garrafa carbonada. O resultado fica como um vinho levemente gaseificado e bem gostoso! Também fica pronto em 1 ou 2 dias.
Cerveja de Kefir: Você vai precisar de grãos excedentes. Pode usar maçãs, amoras, pão preto ou de centeio dissolvido em água ou lúpulo e açúcar. Coloque em um garrafão, tampe (mas não vede) e deixe fermentar por mais ou menos um mês, depois adicione a uma garrafa apropriada com duas colheres de açúcar. Quanto mais açúcar, mais alcoólico ficará (uma vez que o açúcar é o alimento do Kefir). Se você esquecer o garrafão, virará Vinagre!(1)
Vegetais fermentados e vitamina de vegetais:  Utilizei Kefir com os mesmos resultados e um sabor superior.

O Kefir de leite

Esses são os grãos brancos. Basicamente eles se dão bem com qualquer tipo de leite integral e podem ser usados até em leite cru. Também gostam de ficar no escuro.
O Kefir de leite é uma espécie de iogurte supremo e de poderes probióticos fantásticos. Ele fica levemente gaseificado, efervescente e levemente alcóolico também.
É delicioso e o motivo pelo qual eu ando com a cara de bolacha ultimamente (eu não posso com leite pasteurizado, embora o kefir não me faça mal algum).
Fica pronto quando o soro se separa, em até 72 horas. Geralmente eu tomo o litro todo em seguida, hehehe. Em 72 horas, nem a Salmonella sobrevive(2) e as bactérias já converteram quase toda a lactose em ácido lático.
Queijo de Kefir: Separe o kefir dos grãos e o coloque em um filtro de papel ou em uma toalha de queijo.  Fica parecido com cream cheese. Ah, consuma o soro que escorrer, é basicamenteWhey protein.

Passe adiante!

Como os Kefir se multiplicam(os de água quase dobram em 24 horas e os de leite a cada 20 dias), as pessoas desenvolveram o generoso hábito de doar os grãos excedentes, de modo à, preservar os Kefir, evitar o comércio(de algo cujo valor não tem preço) e compartilhar com as pessoas.
Consegui os meus pela doação do amigo Aleksey, no blog “Kefir – Alimento Probiótico” que tem uma lista de doadores.
Encerrando:
Os grãos podem ser desidratados, congelados, enviados pelo correio, consumidos e, se bem cuidados, eles duram pra sempre! Você cuida das bactérias e elas cuidam de você! São seres muito simpáticos e especiais =D
Chego ao fim dessa saga bacteriológica com a minha diarista dizendo que eu virei bruxo, o meu tio dizendo que eu fiquei pinel, meus amigos com medo das bactérias se multiplicarem demais e tomarem conta da casa e a minha pele, saúde, humor e bem estar melhores do que nunca!
Banner250x250_2Hipertrofia - Pequenops:Se você quer ter o corpo mais bonito e saudável que pode ter, te convido a conhecer os livros eletrônicos Hipertrofia Muscular e Emagrecer de Vez. Esse é o mais recente livro do Rodrigo(à direita). Ele é muito agradável de ler e além dos brindes, você também ganha acesso ao clube emagrecerdevez! Se você precisa de um método didático, organizado passo a passo para atingir seus objetivos de emagrecimento, saúde, boa forma e bem estar, esse é o Livro!

Um forte abraço
Autor de 3 Best Sellers e do site www.emagrecerdevez.com

Principais Referências:
1 - Inhibitory activity of cheese whey fermented with kefir grains. Londero A, Quinta R, Abraham AG, Sereno R, De Antoni G, Garrote GL. Centro de Investigación y Desarrollo en Criotecnología de Alimentos (CIDCA), Calle 47 y 116, 1900, La Plata, Argentina.