Alimentos funcionais: nutrição com benefícios extras

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Você já ouviu falar de alimentos funcionais? Não é um tema muito novo na área da alimentação, mas como nunca falei deles aqui, achei muito interessante abordar esse assunto. Tenho certeza que vocês vão se surpreender com o poder que alguns alimentos têm!
Alimentos funcionais são aqueles que além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) possuem propriedades que trazem benefícios para nossa saúde, prevenindo ou até auxiliando na melhora de diversas doenças.

Coloquei no quadro abaixo alguns dos componentes funcionais com propriedades bem interessantes para nossa saúde:


Coloquei no quadro apenas os principais compostos com propriedades funcionais, veja outros exemplos:

- Ácido alfa linolênico: encontrado em óleos de linhaça, soja, nozes e amêndoas, estimula o sistema imunológico e tem ação antiinflamatória;

- Indóis e isotiocianatos: Indutores de enzimas protetoras contra o câncer, principalmente de mama, são encontrados no couve flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas, rabanete e mostarda.

- Sulfetos alílicos: Presentes no alho e na cebola, reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico.

- Lignanas: Inibem tumores hormônio-dependentes, são encontradas na noz moscada e na linhaça.

E por aí vai... a cada dia pesquisas nos mostram mais e mais alimentos com propriedades funcionais.
Se soubermos usar o alimento à nosso favor, podemos nos prevenir de muitas doenças e garantir uma vida muito mais saudável e duradoura.

É importante lembrar que, para garantir os efeitos dos alimentos funcionais, eles devem ser consumidos regularmente e devem também estar associados a uma alimentação equilibrada.

E aí, você já conhecia os efeitos desses alimentos? Quais você tem o hábito de consumir?