Açaí engorda? Claro que não!

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Surpresa! Açaí NÃO engorda! =D

Açaí engorda?


Tudo bom, pessoal? Geosh rapidinho aqui pra trazer uma novidade muito interessante!
Uma das maneiras mais úteis de pensar nos alimentos é pensar em quantas gramas de um determinado macronutriente cada alimento tem. Assim você pode ter uma noção do percentual de cada um deles. Por exemplo:
O peito de frango tem cerca de 30g de proteína a cada 100g do alimento em si. Isso dá um percentual de proteína de cerca de 30%. Essa é a maneira como eu mapeio os alimentos, dentro da minha cuca. Faço isso também com carboidratos.

Tropeçando No Pote de Ouro

Depois de anos de lavagem cerebral e informações duvidosas sobre alimentos muito calóricos, ficou no fundo da minha mente o resquício do mapeamento do açaí antigo: Um percentual de carboidratos de cerca de 50%.
Portanto, ficou na minha mente o preconceito contra o açaí como um alimento emagrecedor. Isso ficava junto da nota mental de que o açaí era um alimento rico em glicídios. Um daqueles alimentos que eu só me permitia consumir nos dias de folga ou nos 80/20 ensinados no livro eletrônico.
Só que esses dias eu acabei instigado a descobrir quanto desses carboidratos eram do açaí em sim e quanto era do xarope de guaraná utilizado pra fazer o creme de açaí, que basicamente é açúcar puro.
Acai berriesMeus amigos, eu estava errado. E como!
Qual foi a minha surpresa ao descobrir que o fruto do açaí(sem o xarope de guaraná) tem cerca de 1,5g de carboidrato pra cada 100 gramas?
Isso torna o açaí um alimento com menos carboidratos do que a maioria das frutas vermelhas por exemplo. Menos que a alface, com 1,8g
O açaí é uma berry, assim como o morango e os mirtilos, com pouco açúcar.
A polpa pura do acaí, extraída do fruto e sem adição de açúcar(xarope) fica em torno de 4 ou 5 gramas de carboidratos a cada 100 gramas nas polpas que eu vi.
Isso significa que a pouca quantidade de carboidratos do açaí puro não vai instigar picos de açúcar no sangue, a subsequente liberação de insulina e o armazenamento desse açúcar como gordura.
Já os cremes de açaí, esses vi alguns que chegavam a ter 50% de carboidrato, da qual a maioria vem do açúcar. O que justifica a minha memória de açaí como uma fruta que engorda. Claro, com esse tanto de açúcar, qualquer alimento engorda!

Novas Possibilidades

acai2

É um dos meus alimentos favoritos! Imaginem o Geosh aqui com os olhos marejados de alegria na beira de um freezer de supermercado. É um número simplesmente lindo e emocionante, sério mesmo, eu quase bati palmas quando li o rótulo da polpa =)
O acaí é considerado um superalimento devido ao seu altíssimo teor de antioxidantes(um dos maiores de todos os alimentos) gorduras boas, minerais, lipídeos! A história dos glicídios ou era balela, ou não se referia ao açaí em si, mas ao açaí+xarope de guaraná.
Portanto, ao comprar a polpa do açaí pura e sem açúcar ou xarope, isso abre pra nós uma miríade de possibilidades novas. Deliciosos cremes e picolés de açaí feitos com Estévia, côco e morango, por exemplo. Tudo isso enquanto mantemos o percentual de gordura baixo e a saúde, bem estar e boa forma em dia!
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E no fim das contas o problema sempre foi e sempre vai ser o açúcar em excesso e todo o desequilíbrio que ele causa. Outra novidade boa é que parece que eu subestimei o tanto que o uso probióticos e de prebióticos pode ser peça chave, realmente fundamental pra uma saúde estelar e emagrecimento também.
Fique ligado no nosso próximo Videocast com o nosso querido Dr. Souto!
Ps: Se você não leu o artigo direito, não vá enfiar a cara em cremes de açaí feitos com xarope de guaraná! Estes continuam engordando do mesmo jeito, heheh!
ps2: Veja o super artigo do Rodrigo a respeito de alimentos que não engordam e ainda turbinam seu emagrecimento e saúde caso ainda não tenha visto, mais surpresas te aguardam =)
Um forte abraço
Autor de 3 Best Sellers e do site www.emagrecerdevez.com