Emagreça com Saúde - Por Que Você Retém Líquidos?

06:19:00 Grupo Influenciar 0comentarios

retencaoNós sabemos que somos todos feitos basicamente de água. Mas poucos de nós sabem que nosso corpo retém água em excesso, principalmente numa dieta tradicional. Poucos também sabem o que fazer pra reverter isto de maneira segura e saudável.
Aquela aparência nada atraente de um inchaço exagerado não é atraente por um bom motivo!
Ela simboliza um desequilíbrio na capacidade do seu organismo em lidar adequadamente com os líquidos que você ingere e/ou deveria eliminar.

De mãos dadas com a obesidade:

Realmente a retenção de líquidos e a obesidade andam juntos e é difícil saber onde acaba um e começa o outro.
Quando alguém inicia uma dieta “da moda” e perde rapidamente 10kg, isso quase sempre se deve a uma diminuição nessa mesma retenção de lĩquidos.
A pessoa está geralmente perdendo água. Isto também vale pros ganhos rápidos de peso quando a pessoa volta pros mesmos hábitos ruins de sempre.

Os principais Fatores Envolvidos

O nosso corpo produz uma série de hormônios para regular o equilibrio entre a água e os eletrólitos.
Um dos motivos pelos quais sentimos sede depois de comer um alimento muito salgado é esse: nosso corpo quer água para eliminar o excesso de sódio e repor a água que o sódio faz o corpo reter.
Portanto, uma das causas da retenção de água é o sódio em excesso.
Outros eletrólitos que tem um papel fundamental na regulagem de como nosso corpo lida com a água são o cálcio, o potássio e o magnésio.
Estes geralmente impactam não pelo excesso, mas pela falta, principalmente a deficiência de potássio e magnésio. O corpo precisa deles pra funcionar perfeitamente e lidar com os excessos de sódio.
Outro aspecto que influencia a retenção de líquidos é a quantidade de insulina com a qual o corpo tem que lidar regularmente. Mais açúcar e carboidratos densos significa liberar mais insulina na corrente sanguínea, que além de transformar esse açúcar em gordura, diminui a capacidade do corpo em eliminar de maneira eficaz os excessos de sódio e de água.
Há também o fator hidratação. Resumidamente, numa dieta comum, quanto menos água você bebe, mais tem que reter.
É importante também considerar problemas alérgicosrenais e cardíacos, que podem causar esta retenção. Caso você suspeite disso, consulte seu médico.
Nosso corpo é um organismo interdependente, portanto, os dois sistemas estão diretamente ligados ao nosso consumo de carboidratos densos, excesso/deficiência de eletrólitos e ingestão de água.
Em um organismo saudável, todos estes fatores estão diretamente interligados.

A perda rápida de líquidos e o mal-estar em uma dieta cetogênica

Veja bem, eu não estou criticando uma dieta assim, pelo contrário! Dietas assim são bem próximas de como nosso corpo realmente deveria ser alimentado para uma saúde ótima!
Porém, veja porquê as pessoas perdem rapidamente peso(e líquido) e podem ter dores de cabeça, mal estar, constipação intestinal, nauseas, etc ao iniciarem uma dieta assim, durante o período de adaptação:
Ao diminuir drasticamente o consumo de carboidratos pra menos de 50g por dia, os nossos rins, que vinham funcionando com mais dificuldade em eliminar sódio, ficam altamente eficientes em eliminar sódio e água.
queima do glicogênio nos músculos(cerca de 300g) e do glicogênio armazenado em nosso fígado(cerca de 100g) também exigem uma eliminação de água. Para cada grama de glicogênio queimada, nós perdemos 3 ou 4g de água.
Com isso, nós perdemos eletrólitos. Ao perder eletrólitos, nós perdemos água em excesso e ficamos desidratados. O funcionamento do nosso organismo fica comprometido, também.
A falta de potássio e magnésio pode causar a constipação intestinal, alguns problemas de circulação, queimação e arritmias cardíacas, taquicardias, sudorese, cãibras, crises de ansiedade e uma série de problemas bem desconfortáveis.
Outro aspecto importante que pode impactar são deficiencias de vitaminas do complexo B. Esse é um dos motivos pelo qual é recomendada uma ingestão maior de gordura animal em uma dieta assim.
Se você pretende seguir uma dieta assim, é muito importante ingerir alimentos ricos em potássio e magnésio, calcio, sódio, fósforo, etc, e também ter o aval do seu médico para tal.
——————————————————————————————————————————————————————————————————————
Banner250x250_2
Hipertrofia - PequenoExiste um guia passo a passo, simples e organizado para atingir seus objetivos de emagrecimento e boa forma. te convido a dar uma olhada no livro eletrônico oficial aqui do site, caso ainda não o tenha. Ele é um grande bestseller e está mudando de verdade a vida das pessoas :)
Tome uma decisão pelo seu futuro agora! Clique AQUI.
Adicionalmente, caso queira começar a tirar os maiores resultados possíveis do seu tempo na academia, considere o outro grande bestseller aqui do site, o livro eletrônico Hipertrofia Muscular!
—————————————————————————————————————————————————————————————————————

Finalizando, Q Que Fazer a Respeito?

Podemos considerar algumas boas idéias que nos ajudariam a reter menos líquidos.
  • Beber bastante água e evitar sódio em uma dieta rica de carboidratos densos, ou, melhor ainda:
  • Evitar uma dieta rica em carboidratos densos que não mantém os níveis de insulina sobre controle =)retencao2
  • Consumir alimentos ricos em potássio e magnésio: Sal light(que consiste de 50% de cloreto de potássio), abacates, nozes, castanhas, couve, espinafre, quiabo, beterrabas, tomate, grão de bico, água de côco, queijo feito com leite cru, etc.
  • Preste bastante atenção ao fato de que você pode precisar de uma dose extra de sódio, calcio, fósforo e principalmente potássio e magnésio, caso venha a adotar uma dieta cetogênica.
Vamo que vamo!
Autor de 3 Best Sellers e do site www.emagrecerdevez.com